quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Como se fosse fácil!

Esses dias olhando o Plano de Ensino de Artes (matéria que ensino) percebi o quanto é difícil dar uma aula de uma matéria considerada "besta" pelos alunos, mas o caso era dar uma aula sobre um assunto chamado Artes visuais sem material, pois é, certamente você deve está pensando "porque ela num dá um desenho ou coisa parecida e pronto!" mas a verdade qual me questionei é o quanto a Arte é relevante pra nossa história e o quanto ela é desconsiderada pelos professores, sendo assim, se nós professores não nos importamos com ela, como fazer nossos alunos se importarem?
Aí me apareceu uma luz em meio a escuridão! Como iniciar uma aula sem nenhum material, mas que tenha conteúdo e chame a atenção dos alunos! Percebi alunas conversando animadamente sobre uma coisa que praticamente 9 entre 10 brasileiros tem: Orkut ;)!
Pois é! Aquelas mensagens que nós recebemos cheinhas de desenhos já prontas e que todos adoram!
Aí fui a luta! Coloquei uma no quadro, expliquei e esperei pelo desastre artelógico! :(

E por incrível que pareça a aula foi um sucesso! Descobri que os alunos sabem muito mais sobre Artes do que seus professores acham que eles sabem, sem contar que a mania de desenharem nas paredes rs... são ótimos indícios de desperdícios de ótimos desenhistas. Portanto, gostaria de informar a quem ensina Artes que procurem ensinar algo produtivo aos seus alunos porque você pode ser a peça fundamental no futuro dele. Lembre-se que você pode estar um Picasso (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso) ou um Hitler (http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler#Viena) É isso mesmo! Talvez tenha exagerado, mas pense bem, pode não ser um Hitler, mas um ladrão que pode roubar sua casa! Então o que você quer ser? A professora que irá velhinha a formatura de seu brilhante aluno ou aquela que ele nem lembra que existiu ou que lhe ensinou alguma coisa? Espero que reflitam, porque são pequenas ações que mudam destinos!


3 comentários:

Rafaela Carvalho disse...

As vezes nós subestimamos as pessoas e elas nos surpeendem. A minha experiência como professora começou na Microlins aqui mesmo na minha cidade. Como toda turma de turismo existe sempre pessoas desmotivadas, é incrível, mas ao passar um trabalho sobre o estado de Pernambuco, o projeto do Governo do Estado, pude observar a vontade de fazer algo diferente e que iria ajudar em seus conhecimentos. A turma vinha de aulas cansativas, sem nenhuma esperança de emprego ou o que fosse. Eles escreveram um trabalho tão rico em conteúdo, material das cidades, organizaram a sala. Acho que tudo é a forma de aboradar certos assuntos e dar a chance pra ver o que acontece sem amolecer.Abraços e sucesso.

Unknown disse...

"Aprender não é um problema posto somente ao estudante, mas em primeiro lugar para o próprio professor."

Parabéns pelo post, que mostra o seu aprendizado e o sucesso obtido. Muito bom ler o relato, pois me identifiquei com a situação. Quem disse que é fácil... :)

"Quem ensina precisa manter a abertura para aprender melhor o que já sabe e conhecer o que ignora."

Tiago Fagner disse...

Ai Wilma primeiro post! Legal tua visão da turma e das artes... agora causar medo aos professores com a história do novo Hitler não vale enh! Bj